ÚLTIMAS
NOTÍCIAS
Conheça os 7 principais cuidados com a lancha

Qual foi a última vez que você dedicou cuidados com a lancha? Manter a embarcação em dia é o que separa um passeio tranquilo de um problema que poderia ter sido evitado.
Imagine a cena: primeiro dia de temporada, sol brilhando, família a bordo e animada. Tudo pronto para zarpar. Mas, ao ligar o motor, nada acontece. De uma hora para outra, o passeio tão esperado vira uma frustração – e um problema que pode pesar no bolso.
Essa situação parece trágica, mas pode acontecer quando a manutenção preventiva é deixada de lado.
Se você quer evitar surpresas desagradáveis e aproveitar cada momento na água, continue a leitura e veja quais são os 7 principais cuidados que todo proprietário deve adotar.
Qual a importância de cuidar da lancha?
Cuidar da lancha garante que ela esteja sempre pronta para uso. Afinal, pequenos reparos feitos no tempo certo evitam falhas inesperadas e altos custos com concertos.
Esses cuidados também aumentam a vida útil da embarcação e ajudam a evitar longos períodos de inatividade — que costumam surgir justamente quando mais queremos navegar.
No fim das contas, fazer a manutenção da embarcação e mantê-la sempre em boas condições não é gasto, é investimento. Significa mais tempo na água, mais economia e menos dor de cabeça.
7 principais cuidados com lancha

Manter a lancha em perfeito estado exige atenção a sete cuidados essenciais, relacionados a:
- motor;
- sistema hidráulico
- sistema elétrico;
- mecânica;
- armazenamento;
- pintura e casco;
- equipamentos de segurança.
Esses cuidados devem ser frequentes, especialmente quando a embarcação fica parada por longos períodos.
O ideal é seguir um cronograma de manutenção, com revisões periódicas e inspeções antes e depois de cada uso.
Alguns desses cuidados podem ser feitos por você, como a limpeza após o uso. Outros, como a manutenção regular de motor, demandam expertise profissional.
A seguir, compartilhamos orientações e dicas práticas sobre cada um desses cuidados com a lancha.
1. Limpeza da lancha
A exposição à água salgada e à umidade acelera a corrosão, prejudicando metais e superfícies. Então, após cada uso, enxágue a embarcação com água doce e use produtos adequados para remover sujeira e sal.
Fique atento também à necessidade de limpezas mais profundas, como o hidrojateamento. Esse tipo de limpeza ajuda a remover sujeira, incrustações, algas, limo e outros resíduos acumulados no casco e em outras partes da embarcação.
Saiba mais: Saiba os tipos de limpeza de embarcações, quando e por que realizar
2. Manutenção do motor e sistema hidráulico
Um dos principais cuidados com a lancha é esvaziar o tanque antes de longos períodos sem uso. Isso porque, se a embarcação ficar parada por muito tempo, o combustível pode deteriorar e formar resíduos que prejudicam o sistema de injeção.
Outro cuidado rotineiro é verificar regularmente o nível do óleo, filtros, correias e velas de ignição. Sempre que notar qualquer mínima discrepância, é hora de marcar uma revisão.
Aliás, geralmente a maioria dos fabricantes recomenda uma revisão de motores de barcos a cada 100 horas de uso, ou no mínimo uma vez por ano.
Por outro lado, é bom lembrar que a manutenção adequada varia de acordo com o tipo de motor da embarcação.
O sistema hidráulico também demanda inspeções, com a checagem da bomba de óleo hidráulica, mangueiras, conectores e cilindros.
3. Verificação geral
Além dos sistemas principais, alguns cuidados gerais fazem toda a diferença na conservação da lancha. A hélice, por exemplo, deve ser inspecionada com frequência para identificar trincas, amassados ou resíduos presos.
Componentes móveis, como dobradiças, manetes e articulações, devem ser lubrificados com produtos náuticos adequados.
Também é importante checar o estado de parafusos, suportes e ferragens em geral, para garantir que tudo esteja firme e sem sinais de corrosão.
4. Armazenamento adequado da lancha
Pode parecer que não, mas o armazenamento correto é um cuidado com lancha importante. Isso porque protege a embarcação contra intempéries, acidentes e danos.
E se você está incerto de onde guardar sua lancha, a recomendação geral é:
- Para embarcações maiores, uma vaga molhada em marina facilita o acesso à água.
- Já para lanchas menores, vagas secas em garagens especializadas oferecem mais proteção contra intempéries.
Saiba mais:
- Onde guardar barcos e lanchas? Veja como escolher o local ideal
- Confira 8 principais dicas de como transportar lancha com segurança
- Reboque para barco: conheça regras, limites e como escolher
5. Cuidados com o casco
O casco da lancha é uma das partes mais expostas e, por isso, exige manutenção constante. Para embarcações mantidas na água, uma pintura especial anti-incrustante é uma medida que ajuda a evitar o acúmulo de organismos marinhos.
Além disso, a limpeza periódica remove algas e sujeiras, mantendo a embarcação mais eficiente. Também vale fazer inspeções constantes para identificar possíveis rachaduras, bolhas ou outros danos estruturais.
6. Controle do sistema elétrico da lancha
O sistema elétrico garante o funcionamento de itens essenciais, como iluminação, comunicação e navegação.
Por isso, é importante fazer verificações periódicas em cabos, conexões, baterias e fusíveis. A oxidação e os maus contatos podem gerar falhas, comprometendo a segurança a bordo.
Se houver falhas ou necessidade de substituição de componentes, é recomendado contar com profissionais especializados para garantir que tudo esteja em conformidade.
7. Equipamentos de segurança
Por fim, sempre inspecione coletes salva-vidas, extintores de incêndio, GPS, boias e kits de primeiros socorros, que devem estar sempre a bordo e em boas condições de uso.
Além disso, é importante seguir as normas de segurança e verificar a validade dos equipamentos, evitando imprevistos durante a navegação.
Erros comuns ao cuidar de uma lancha
Alguns descuidos na manutenção da lancha podem gerar dores de cabeça e prejuízos desnecessários. Para garantir segurança e bom desempenho, é importante evitar os erros mais frequentes, como:
- Ignorar a manutenção preventiva.
- Deixar de trocar óleo e filtros no tempo certo.
- Negligenciar inspeções no sistema elétrico.
- Não verificar o casco regularmente.
- Usar peças e acessórios de baixa qualidade.
- Esquecer de registrar o histórico de manutenções.
Conheça as lanchas da NX Boats!

Lanchas de qualidade exigem menos manutenção — e esse é um dos diferenciais da NX Boats.
Com design premium, tecnologia avançada e construção robusta, as nossas embarcações são feitas para durar.
Em 10 anos de história e com mais de 2 mil lanchas entregues, cada NX é projetada para oferecer desempenho, conforto e segurança.
Quer navegar com mais tranquilidade e sofisticação? Conheça agora as lanchas de luxo da NX Boats e escolha a ideal para você!
Conclusão
Manter um cronograma de cuidados com a lancha faz toda a diferença, especialmente para evitar frustração naqueles aguardados momentos de navegar. Limpeza em dia, motor revisado e aquela checada geral evitam surpresas e prolongam a vida útil da embarcação.
Lembrando que cuidar bem da lancha é um investimento. Quanto mais atenção você dá agora, menos problema vai ter lá na frente. Então, siga as dicas, monte sua rotina de manutenção e aproveite o melhor da navegação com tranquilidade.
E se a ideia é ter mais tempo na água, com o máximo de qualidade, vale investir em uma lancha de qualidade. A NX Boats tem modelos construídos com alta resistência, inovações tecnológicas e um design sofisticado. Acesse o site e escolha a sua!

Um novo mundo está surgindo, e a NX Boats faz parte dessa mudança, estamos revolucionando o design, unindo conforto e modernidade tudo isso por que queremos proporcionar a melhor experiência para quem navega com uma NX.