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27 de junho de 2025

Despachante náutico: o que faz e quando contratar

despachante náutico

Contratar um despachante náutico não costuma ser a primeira preocupação de quem compra um barco, mas deveria. Afinal, não basta escolher o modelo, fechar negócio e sair navegando. 

Muitos novos proprietários se veem perdidos em exigências da Marinha, prazos apertados, formulários técnicos e uma burocracia que parece não ter fim.

Esse cenário não é exceção. Só no São Paulo Boat Show 2024, mais de 700 embarcações foram vendidas. O problema é que, com o crescimento do setor, também cresce o número de pessoas que entram nesse universo sem saber tudo o que ele demanda. 

Neste texto, você vai entender o que faz um despachante náutico, quando vale a pena contratá-lo, quais são os custos e como ele pode evitar que seu barco fique parado por falta de documentação.

Será que seu barco está pronto para zarpar ou ainda falta vencer a maré da papelada? Continue lendo e entenda como o despachante náutico pode facilitar essa travessia!

O que é um despachante náutico?

O despachante náutico é o profissional ou empresa especializada que cuida da burocracia envolvendo embarcações e condutores. Ele atua na regularização de documentos junto aos órgãos competentes. 

Isso inclui lidar com normas de instituições como o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a ANTAQ e as Capitanias dos Portos.

O que faz um despachante náutico? Principais funções

Esse profissional cuida de toda a parte burocrática ligada à documentação de embarcações. Ele atua como intermediário entre o proprietário e os órgãos reguladores. Entre os serviços mais comuns, estão:

  • Inscrição inicial de barcos nacionais e internacionais
  • Registro de embarcação
  • Emissão da 2ª via do Título de Inscrição (TIE)
  • Renovação do TIE
  • Transferência de propriedade
  • Transferência de jurisdição
  • Cancelamento de inscrição
  • Certidão de ônus
  • Inscrição de bóia de armação (poita)
  • Alteração de dados da embarcação
  • Alteração na motorização
  • Mudança no número de passageiros
  • Alteração na área de navegação
  • Alienação
  • Elaboração de laudo de engenheira náutica (registro, construção, decks, etc.)

Quando contratar um despachante náutico?

Você deve contratar um despachante náutico sempre que não tiver domínio sobre os trâmites burocráticos e operacionais que envolvem embarcações — principalmente em situações mais complexas, como exportações ou transporte de carga por vias marítimas.

Se o seu objetivo, por exemplo, for enviar uma carga dentro de alguns meses, mas você não sabe quais armadores estão disponíveis ou onde os navios estarão, é nesse ponto que o despachante atua.

Ele faz a ponte entre a empresa e o mercado, usando sua rede de contatos e acesso a dados atualizados para encontrar a melhor solução.

Qual a documentação necessária para registrar uma embarcação?

Para registrar uma embarcação, é necessário apresentar uma série de documentos obrigatórios. Eles variam conforme o tipo de navegação e o uso do barco, mas há uma base comum exigida em todos os casos.

Veja abaixo os documentos gerais que costumam ser solicitados:

  • Documento oficial com foto (RG, CNH, etc.)
  • CPF ou CNPJ
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de pagamento do boleto
  • Nota fiscal eletrônica do barco
  • CD com 2 fotos coloridas no tamanho 15×21 cm (uma de popa e outra de través)
  • Procuração do representante legal (se aplicável)
  • Contrato Social (em caso de pessoa jurídica)

Além disso, existem condições específicas conforme o tipo do barco e a navegação em que ele será utilizado. Elas seguem as regras da Marinha:

  • NORMAM-201: para barcos em mar aberto
  • NORMAM-202: para navegação interior
  • NORMAM-211: para embarcações de esporte e recreio
despachante náutico

Como obter a habilitação de condutor?

Para obter a habilitação de condutor de embarcação de lazer, o primeiro passo é entender que essa autorização é emitida pela Marinha do Brasil e vale apenas para uso recreativo. 

Isso significa que você só pode usar o barco para passeios por lugares paradisíacos, sem fins comerciais.

Veja o passo a passo para conseguir a Carteira de Habilitação de Amador (CHA):

1. Verifique a categoria adequada

A Marinha emite habilitações nas seguintes categorias:

  • Capitão-Amador (CPA): para navegação sem limite de distância da costa, exceto para moto aquática.
  • Mestre-Amador (MSA): até 20 milhas náuticas da costa, também sem incluir moto aquática.
  • Arrais-Amador (ARA): navegação interior (rios, lagoas e baías), exceto moto aquática.
  • Motonauta (MTA): específico para condução de moto aquática, em áreas interiores.
  • Veleiro (VLA): para veleiros sem motor, dentro da navegação interior.

2. Consulte a regulamentação da Marinha

Acesse as Normas da Autoridade Marítima. Elas trazem todas as regras para cada tipo de habilitação, incluindo documentos, provas e requisitos técnicos.

3. Agende o atendimento

O agendamento deve ser feito pela internet, na Plataforma de Serviços Digitais da Marinha

Nem todas as unidades realizam esse processo online, então, consulte o Mapa Sensitivo e verifique se a Capitania, Delegacia ou Agência mais próxima da sua residência já aceita o agendamento eletrônico.

4. Pague a taxa de inscrição e emissão da carteira

Atualmente, o valor para se inscrever no exame e emitir a CHA é R$ 57,72.

5. Acompanhe o andamento do processo

Após o atendimento presencial ou online, o acompanhamento pode ser feito online. 

Emissão e renovação do Título de Inscrição de Embarcação (TIE)

Para emitir ou renovar o Título de Inscrição de Embarcação (TIE), o procedimento começa com o pagamento da taxa via Guia de Recolhimento da União (GRU). Só após a compensação desse pagamento, o processo pode seguir para as etapas seguintes.

Confira o passo a passo:

1. Pague a GRU

Acesse o sistema da Marinha ou procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência (CP/DL/AG) mais próxima para gerar a GRU correspondente ao serviço. Após o pagamento, aguarde a compensação bancária.

2. Vá até a CP/DL/AG

Com o pagamento confirmado, compareça à unidade escolhida para dar entrada no pedido ou agende virtualmente.

3. Leve os documentos solicitados

Entregue toda a documentação solicitada para a emissão ou renovação do TIE. 

4. Retire o TIE

Se o processo for aprovado, basta voltar à mesma unidade onde entregou a documentação para retirar o TIE, ou imprimi-la (em casos de solicitação online).

Como funciona a transferência de propriedade de barcos?

A transferência de propriedade deve ser solicitada pelo novo dono. O pedido precisa ser feito dentro do prazo legal, que varia conforme o tipo de registro do barco.

Se ele for registrado no Tribunal Marítimo (TM), o prazo para formalizar a transferência é de até 15 dias após a compra. Já nas Capitanias dos Portos, Delegacias ou Agências (CP/DL/AG), o prazo é de 60 dias. 

Caso o documento da embarcação (TIE ou TIEM) ainda seja da versão antiga e sem data de validade, será necessário preencher também a Autorização para Transferência de Propriedade.

Para evitar que o antigo dono receba multas futuras, é recomendável que ele informe a venda ao órgão no qual o barco estava inscrito. 

Para isso, deverá apresentar a Comunicação de Transferência de Propriedade, junto a uma cópia da autorização preenchida e assinada por ambas as partes, com firma reconhecida por autenticidade.

Por envolver detalhes técnicos e formalidades, esse processo costuma ser cansativo. Contar com um despachante náutico pode ajudar a evitar erros e atrasos.

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Como escolher um despachante náutico confiável?

A melhor forma de escolher um despachante náutico confiável é buscar indicações e analisar o histórico profissional antes de fechar negócio. Além disso, vale investigar se o profissional é credenciado e tem experiência comprovada. 

Também é importante comparar valores e prazos. Um bom despachante deve deixar claro o que está incluso no serviço, os custos envolvidos e o tempo estimado para entrega dos documentos.

Despachante náutico x serviços online

A principal diferença está no nível de suporte. O despachante náutico assume a responsabilidade por toda a parte burocrática. Já os serviços online requerem que o proprietário da embarcação cuide dos processos.

Quem opta por um despachante náutico delega tarefas como registros, transferências e emissões de documentos. 

Os serviços online, por outro lado, funcionam como ferramentas. Eles disponibilizam formulários, orientações e alguns fluxos automatizados. São úteis para quem já entende os procedimentos e consegue acompanhá-los com facilidade.

Quanto custam os serviços de despachante náutico?

Os honorários de um despachante náutico variam entre R$ 300 e R$ 1.000, dependendo do tipo de serviço, da urgência e do local de registro do barco. Esse valor é cobrado à parte das taxas oficiais aplicadas pela Marinha ou Capitania dos Portos.

Com o crescimento do setor náutico, a demanda por esse tipo de serviço só aumenta. No São Paulo Boat Show 2024, por exemplo, mais de 700 embarcações foram vendidas — um número que revela não só o entusiasmo dos brasileiros pelo mercado, mas também a necessidade de apoio especializado para lidar com a burocracia.

Abaixo, você confere uma tabela com os principais serviços relacionados à documentação náutica e os valores cobrados pela Capitania dos Portos do Paraná. Esses preços são públicos e servem de base para entender a parte burocrática envolvida.

Taxas da Capitania dos Portos para serviços náuticos 
ServiçoValor (R$)
Inscrição de embarcação (incluindo moto aquática)48,28
Transferência de propriedade ou jurisdição de embarcação48,28
Emissão ou renovação do TIE48,28
Alteração de dados cadastrais48,28
Inscrição para exame da Carteira de Habilitação de Amador (CHA)57,72
Emissão de 2ª via da CHA57,72
Emissão de certificado de isenção400,91
Cadastramento de marina ou clube náutico66,12
Credenciamento de escola de formação náutica220,40
Emissão de certidão sobre embarcação19,94

Quais tipos de embarcação exigem um maior cuidado com relação à documentação?

Navios, modelos de grande porte, embarcações comerciais ou de bandeira estrangeira.

No caso dos navios, a quantidade de certificados e registros é extensa. O responsável deve apresentar documentos ligados à segurança, inspeções técnicas, arqueação e também ligados à tripulação. 

Já as embarcações voltadas ao transporte de passageiros (como cruzeiros e ferries) precisam atender obrigações sanitárias e operacionais que afetam também a parte documental.

Ao navegar em território brasileiro, embarcações estrangeiras devem seguir as regras de navegação do Brasil

Isso inclui a apresentação de documentos específicos, muitas vezes traduzidos oficialmente, e o cumprimento de requisitos compatíveis com a regulamentação nacional.

Por fim, barcos utilizados em serviços públicos (em qualquer esfera governamental) têm requisitos próprios, definidos conforme a função que exercem.

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Conclusão

O despachante náutico é fundamental para garantir que seu barco esteja dentro da lei. Ele cuida do registro, transferência de propriedade, emissão do TIE e habilitação do condutor. 

Esses processos demandam atenção a prazos e documentos, o que pode ser complicado para quem não conhece as especificações.

As exigências variam conforme o tipo da embarcação. Navios, barcos comerciais e estrangeiros precisam de cuidados extras. 

Serviços online ajudam, mas não substituem o conhecimento e a experiência do despachante. Assim, contar com um profissional evita erros e atrasos.

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Despachante náutico: o que faz e quando contratar

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