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Despachante náutico: o que faz e quando contratar

Contratar um despachante náutico não costuma ser a primeira preocupação de quem compra um barco, mas deveria. Afinal, não basta escolher o modelo, fechar negócio e sair navegando.
Muitos novos proprietários se veem perdidos em exigências da Marinha, prazos apertados, formulários técnicos e uma burocracia que parece não ter fim.
Esse cenário não é exceção. Só no São Paulo Boat Show 2024, mais de 700 embarcações foram vendidas. O problema é que, com o crescimento do setor, também cresce o número de pessoas que entram nesse universo sem saber tudo o que ele demanda.
Neste texto, você vai entender o que faz um despachante náutico, quando vale a pena contratá-lo, quais são os custos e como ele pode evitar que seu barco fique parado por falta de documentação.
Será que seu barco está pronto para zarpar ou ainda falta vencer a maré da papelada? Continue lendo e entenda como o despachante náutico pode facilitar essa travessia!
O que é um despachante náutico?
O despachante náutico é o profissional ou empresa especializada que cuida da burocracia envolvendo embarcações e condutores. Ele atua na regularização de documentos junto aos órgãos competentes.
Isso inclui lidar com normas de instituições como o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a ANTAQ e as Capitanias dos Portos.
O que faz um despachante náutico? Principais funções
Esse profissional cuida de toda a parte burocrática ligada à documentação de embarcações. Ele atua como intermediário entre o proprietário e os órgãos reguladores. Entre os serviços mais comuns, estão:
- Inscrição inicial de barcos nacionais e internacionais
- Registro de embarcação
- Emissão da 2ª via do Título de Inscrição (TIE)
- Renovação do TIE
- Transferência de propriedade
- Transferência de jurisdição
- Cancelamento de inscrição
- Certidão de ônus
- Inscrição de bóia de armação (poita)
- Alteração de dados da embarcação
- Alteração na motorização
- Mudança no número de passageiros
- Alteração na área de navegação
- Alienação
- Elaboração de laudo de engenheira náutica (registro, construção, decks, etc.)
Quando contratar um despachante náutico?
Você deve contratar um despachante náutico sempre que não tiver domínio sobre os trâmites burocráticos e operacionais que envolvem embarcações — principalmente em situações mais complexas, como exportações ou transporte de carga por vias marítimas.
Se o seu objetivo, por exemplo, for enviar uma carga dentro de alguns meses, mas você não sabe quais armadores estão disponíveis ou onde os navios estarão, é nesse ponto que o despachante atua.
Ele faz a ponte entre a empresa e o mercado, usando sua rede de contatos e acesso a dados atualizados para encontrar a melhor solução.
Qual a documentação necessária para registrar uma embarcação?
Para registrar uma embarcação, é necessário apresentar uma série de documentos obrigatórios. Eles variam conforme o tipo de navegação e o uso do barco, mas há uma base comum exigida em todos os casos.
Veja abaixo os documentos gerais que costumam ser solicitados:
- Documento oficial com foto (RG, CNH, etc.)
- CPF ou CNPJ
- Comprovante de endereço
- Comprovante de pagamento do boleto
- Nota fiscal eletrônica do barco
- CD com 2 fotos coloridas no tamanho 15×21 cm (uma de popa e outra de través)
- Procuração do representante legal (se aplicável)
- Contrato Social (em caso de pessoa jurídica)
Além disso, existem condições específicas conforme o tipo do barco e a navegação em que ele será utilizado. Elas seguem as regras da Marinha:
- NORMAM-201: para barcos em mar aberto
- NORMAM-202: para navegação interior
- NORMAM-211: para embarcações de esporte e recreio

Como obter a habilitação de condutor?
Para obter a habilitação de condutor de embarcação de lazer, o primeiro passo é entender que essa autorização é emitida pela Marinha do Brasil e vale apenas para uso recreativo.
Isso significa que você só pode usar o barco para passeios por lugares paradisíacos, sem fins comerciais.
Veja o passo a passo para conseguir a Carteira de Habilitação de Amador (CHA):
1. Verifique a categoria adequada
A Marinha emite habilitações nas seguintes categorias:
- Capitão-Amador (CPA): para navegação sem limite de distância da costa, exceto para moto aquática.
- Mestre-Amador (MSA): até 20 milhas náuticas da costa, também sem incluir moto aquática.
- Arrais-Amador (ARA): navegação interior (rios, lagoas e baías), exceto moto aquática.
- Motonauta (MTA): específico para condução de moto aquática, em áreas interiores.
- Veleiro (VLA): para veleiros sem motor, dentro da navegação interior.
2. Consulte a regulamentação da Marinha
Acesse as Normas da Autoridade Marítima. Elas trazem todas as regras para cada tipo de habilitação, incluindo documentos, provas e requisitos técnicos.
3. Agende o atendimento
O agendamento deve ser feito pela internet, na Plataforma de Serviços Digitais da Marinha.
Nem todas as unidades realizam esse processo online, então, consulte o Mapa Sensitivo e verifique se a Capitania, Delegacia ou Agência mais próxima da sua residência já aceita o agendamento eletrônico.
4. Pague a taxa de inscrição e emissão da carteira
Atualmente, o valor para se inscrever no exame e emitir a CHA é R$ 57,72.
5. Acompanhe o andamento do processo
Após o atendimento presencial ou online, o acompanhamento pode ser feito online.
Emissão e renovação do Título de Inscrição de Embarcação (TIE)
Para emitir ou renovar o Título de Inscrição de Embarcação (TIE), o procedimento começa com o pagamento da taxa via Guia de Recolhimento da União (GRU). Só após a compensação desse pagamento, o processo pode seguir para as etapas seguintes.
Confira o passo a passo:
1. Pague a GRU
Acesse o sistema da Marinha ou procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência (CP/DL/AG) mais próxima para gerar a GRU correspondente ao serviço. Após o pagamento, aguarde a compensação bancária.
2. Vá até a CP/DL/AG
Com o pagamento confirmado, compareça à unidade escolhida para dar entrada no pedido ou agende virtualmente.
3. Leve os documentos solicitados
Entregue toda a documentação solicitada para a emissão ou renovação do TIE.
4. Retire o TIE
Se o processo for aprovado, basta voltar à mesma unidade onde entregou a documentação para retirar o TIE, ou imprimi-la (em casos de solicitação online).
Como funciona a transferência de propriedade de barcos?
A transferência de propriedade deve ser solicitada pelo novo dono. O pedido precisa ser feito dentro do prazo legal, que varia conforme o tipo de registro do barco.
Se ele for registrado no Tribunal Marítimo (TM), o prazo para formalizar a transferência é de até 15 dias após a compra. Já nas Capitanias dos Portos, Delegacias ou Agências (CP/DL/AG), o prazo é de 60 dias.
Caso o documento da embarcação (TIE ou TIEM) ainda seja da versão antiga e sem data de validade, será necessário preencher também a Autorização para Transferência de Propriedade.
Para evitar que o antigo dono receba multas futuras, é recomendável que ele informe a venda ao órgão no qual o barco estava inscrito.
Para isso, deverá apresentar a Comunicação de Transferência de Propriedade, junto a uma cópia da autorização preenchida e assinada por ambas as partes, com firma reconhecida por autenticidade.
Por envolver detalhes técnicos e formalidades, esse processo costuma ser cansativo. Contar com um despachante náutico pode ajudar a evitar erros e atrasos.

Como escolher um despachante náutico confiável?
A melhor forma de escolher um despachante náutico confiável é buscar indicações e analisar o histórico profissional antes de fechar negócio. Além disso, vale investigar se o profissional é credenciado e tem experiência comprovada.
Também é importante comparar valores e prazos. Um bom despachante deve deixar claro o que está incluso no serviço, os custos envolvidos e o tempo estimado para entrega dos documentos.
Despachante náutico x serviços online
A principal diferença está no nível de suporte. O despachante náutico assume a responsabilidade por toda a parte burocrática. Já os serviços online requerem que o proprietário da embarcação cuide dos processos.
Quem opta por um despachante náutico delega tarefas como registros, transferências e emissões de documentos.
Os serviços online, por outro lado, funcionam como ferramentas. Eles disponibilizam formulários, orientações e alguns fluxos automatizados. São úteis para quem já entende os procedimentos e consegue acompanhá-los com facilidade.
Quanto custam os serviços de despachante náutico?
Os honorários de um despachante náutico variam entre R$ 300 e R$ 1.000, dependendo do tipo de serviço, da urgência e do local de registro do barco. Esse valor é cobrado à parte das taxas oficiais aplicadas pela Marinha ou Capitania dos Portos.
Com o crescimento do setor náutico, a demanda por esse tipo de serviço só aumenta. No São Paulo Boat Show 2024, por exemplo, mais de 700 embarcações foram vendidas — um número que revela não só o entusiasmo dos brasileiros pelo mercado, mas também a necessidade de apoio especializado para lidar com a burocracia.
Abaixo, você confere uma tabela com os principais serviços relacionados à documentação náutica e os valores cobrados pela Capitania dos Portos do Paraná. Esses preços são públicos e servem de base para entender a parte burocrática envolvida.
Taxas da Capitania dos Portos para serviços náuticos | |
Serviço | Valor (R$) |
Inscrição de embarcação (incluindo moto aquática) | 48,28 |
Transferência de propriedade ou jurisdição de embarcação | 48,28 |
Emissão ou renovação do TIE | 48,28 |
Alteração de dados cadastrais | 48,28 |
Inscrição para exame da Carteira de Habilitação de Amador (CHA) | 57,72 |
Emissão de 2ª via da CHA | 57,72 |
Emissão de certificado de isenção | 400,91 |
Cadastramento de marina ou clube náutico | 66,12 |
Credenciamento de escola de formação náutica | 220,40 |
Emissão de certidão sobre embarcação | 19,94 |
Quais tipos de embarcação exigem um maior cuidado com relação à documentação?
Navios, modelos de grande porte, embarcações comerciais ou de bandeira estrangeira.
No caso dos navios, a quantidade de certificados e registros é extensa. O responsável deve apresentar documentos ligados à segurança, inspeções técnicas, arqueação e também ligados à tripulação.
Já as embarcações voltadas ao transporte de passageiros (como cruzeiros e ferries) precisam atender obrigações sanitárias e operacionais que afetam também a parte documental.
Ao navegar em território brasileiro, embarcações estrangeiras devem seguir as regras de navegação do Brasil.
Isso inclui a apresentação de documentos específicos, muitas vezes traduzidos oficialmente, e o cumprimento de requisitos compatíveis com a regulamentação nacional.
Por fim, barcos utilizados em serviços públicos (em qualquer esfera governamental) têm requisitos próprios, definidos conforme a função que exercem.
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Conclusão
O despachante náutico é fundamental para garantir que seu barco esteja dentro da lei. Ele cuida do registro, transferência de propriedade, emissão do TIE e habilitação do condutor.
Esses processos demandam atenção a prazos e documentos, o que pode ser complicado para quem não conhece as especificações.
As exigências variam conforme o tipo da embarcação. Navios, barcos comerciais e estrangeiros precisam de cuidados extras.
Serviços online ajudam, mas não substituem o conhecimento e a experiência do despachante. Assim, contar com um profissional evita erros e atrasos.
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