ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Motores de embarcações: tipos e diferenças – Saiba qual usar
Para que uma embarcação se movimente normalmente no mar, a grande mágica quem faz é o motor. Motores de embarcações tendem a se assemelhar bastante com motores de carros e veículos terrestres, por isso podemos pegar algumas dicas daquele universo.
O mais importante, no entanto, é saber a diferença entre os motores e o que um ou outro implicam na navegabilidade.
O peso, a velocidade e o custo influenciam bastante a manutenção e a sustentabilidade de um barco, independentemente de ser menor, uma lancha ou um iate.
Saiba tudo sobre motores de embarcações e se prepare para ficar por dentro do assunto.
Como funciona o motor de uma embarcação?
O funcionamento de motores de embarcações é muito similar ao que já se conhece: combustão de um líquido, transformando energia química em mecânica para gerar movimentação.
Geralmente, essa energia ajuda a movimentar alguma hélice ou um elemento que carrega a embarcação, o que resulta em um deslocamento.
Ao levar a água para trás, o barco consegue ir para a frente, ao se aproveitar dessa dinâmica do mar.
A combustão, por sua vez, é uma explosão de gases. Esse choque mais severo influencia o movimento dos elementos internos, até que isso chegue finalmente ao principal componente de movimentação, que é a hélice.
Elementos internos que participam no processo: pistão, virabrequim e outros. Assim funcionam os motores de embarcações!
Um motor para barcos ou lanchas possui diferentes estruturas, pesos e tamanhos. Podem estar acoplados na parte interior ou exterior. Tudo isso afeta a navegabilidade e capacidade do barco de ser conduzido em segurança em determinados locais.
Evidentemente, também afeta o desempenho. Há motores de embarcações mais rápidos do que outros. É preciso então saber a diferença entre os tipos adequados para cada barco. Afinal, o tipo de motor de lancha não pode não ser o mais indicado para um iate. Confira mais detalhes a seguir:
Tipos de motores de embarcações
Vamos finalmente falar sobre os tipos de motores. Se você tem dúvida sobre como se chama o motor de um barco, aqui temos as respostas.
Os termos indicam basicamente o tipo e as características principais que vamos conhecer. Saiba mais.
Motor de embarcação: de popa
Um dos mais comuns, parte de barcos menores do que 26 pés, como pequenas lanchas. É um motor que vem acoplado na popa das embarcações, portanto ocupa um espaço considerável. É indicado para trajetos menores, em menor velocidade (já que só chega a 30 Km/h).
O peso costuma influenciar bastante, visto que boa parte do motor se encontra a bordo. Por essa razão, a indicação é sempre para tráfego em águas abrigadas, para fins de pesca, por exemplo.
Caso seja levado equivocadamente a águas mais raivosas, o peso pode até deslocar o barco para o lado.
Temos uma diferença grande quando o motor é de 2 ou 4 tempos. No caso de 2 tempos, o desempenho é menor e a poluição acaba sendo maior. O de 4 traz uma tecnologia mais avançada para lidar com isso.
Motor de embarcação: centro-rabeta
Esse motor interno, que proporciona mais espaço no barco para as pessoas, é um pouco mais potente e indicado para embarcações de 35 a 40 pés, desde pequenos iates a iates maiores.
A injeção é eletrônica e o motor pode ser alimentado com gasolina ou diesel. Tem melhor desempenho, em geral, mas, como consequência, possui uma manutenção mais trabalhosa.
Afinal, é preciso internamente retirar o motor de centro rabeta para examiná-lo.
Motor de embarcação: hidrojato
O hidrojato funciona sem hélices. É parte integrante de motos aquáticas (os chamados jet-skis) e lanchas em um modelo mais esportivo. Naturalmente, é indicado para águas mais rasas e situações mais tranquilas. Pode ser de 2 ou 4 tempos também.
Motor de embarcação: de centro com eixo
O motor é interno, ao passo que há elementos que ficam externamente para ajudar a lidar com o movimento natural das águas. É indicado para lanchas cabinadas maiores do que 40 pés, logo, para questões e cenários mais desafiadores. Também faz parte de lanchas esportivas, desde que de pequeno porte.
São de 4 tempos e podem ser extremamente potentes.
Leia também: como tirar uma habilitação náutica e uma habilitação para jet ski.
Quais as melhores marcas de motores de embarcações?
As marcas que se destacam são:
- Volvo;
- Yamaha;
- Mercury;
- Kawasaki.
Como fazer manutenção de motor de embarcação?
Mais do que a experiência de ter um barco e aproveitar isso ao navegar de vez em quando, o dono precisa também conhecer a responsabilidade de cuidar do veículo e de seu motor, que é, como falamos, o coração da embarcação.
O cuidado com motores de embarcações se assemelha muito ao cuidado com motores de carros.
Por exemplo, é preciso sempre colocar o motor em funcionamento, principalmente se estiver parado por bastante tempo.
Verifique sempre o nível de água e óleo no motor, pois eles são cruciais. Cuide do filtro de ar e verifique a questão da saúde das correias também.
As velas de ignição precisam de atenção regular, visto que são muito usadas e possuem uma vida útil menor.
Cheque o casco do barco em busca de sujeiras ou detritos que podem estar acumulados. Também analise a válvula de admissão e escape.
Claro, é importante fazer uma manutenção preventiva e devidamente especializada, com a ajuda de quem realmente sabe o que fazer.
Afinal, um profissional vai saber examinar cada peça e parte do motor da embarcação para entender se há problemas e como solucionar da melhor maneira.
Visite nosso site agora e conheça nossa ampla seleção de lanchas!
Conclusão
Como vimos, motores de embarcações diferem a depender do tipo e de onde ficam em um barco. Isso influencia na velocidade e no peso, bem como em que tipo de água eles podem navegar.
Assim, é importante ficar de olho nesse quesito antes de adquirir o seu motor de embarcação.
Também é fundamental saber como garantir as manutenções para preservar a vida útil do seu motor e dos componentes.