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20 de fevereiro de 2023

Reboque para barco: conheça regras, limites e como escolher

Reboque para barco

Seja no mar, seja na estrada, o reboque para barco é uma solução importante quando precisamos que um barco (uma lancha, um barco menor ou até uma embarcação maior) seja conduzido por outro veículo.

Na estrada, pode ser um carro levando o barco ao mar; no mar, pode ser outro barco levando a um lugar seguro.

O que importa em ambos os casos é saber como a legislação aborda essas questões, o que é permitido e o que não é, entre outras coisas.

Por isso, entenda melhor como garantir o sucesso no seu reboque para barco. 

O que é o reboque para barco?

O reboque para barco é o transporte de um barco feito com o apoio e suporte de outro veículo, que pode ser um carro ou um barco.

Ou seja, esse apoio pode ser dado no mar (como condição de um seguro) ou fora dele, atendendo a finalidades distintas. Vale entender que as regras (muitas delas) são similares para ambos os casos.

Digamos que você precise transportar uma lancha cabinada para o mar. Então, pensa em fazer isso com o apoio de um reboque para barco com um carro. Para transitar nas estradas e ruas, é preciso tomar o máximo de cuidado com aspectos como distância, dirigibilidade, curvas, ultrapassagem e limites de velocidade.

Os motoristas ao redor precisam estar seguros com relação ao carro e reboque. Por isso, o motorista rebocador deve entender que transporta mais peso e algo maior em termos de comprimento, dirigindo de forma defensiva, autoconsciente e cuidadosa. 

O equipamento de reboque para barco também precisa ser gerenciado com cuidado. Inclusive, como veremos, o próprio veículo de transporte deverá contar com um registro para se movimentar, de acordo com a lei brasileira. 

Da mesma forma, o reboque para barco pode ser uma solução quando o navegante se vê diante de algum problema no mar e não consegue se movimentar. Nesse sentido, outro barco é enviado para transportar aquele, rumo à costa. 

É comum que esse barco rebocador tenha mais de uma pessoa, uma que é piloto e outra que faz a comunicação e observação dos detalhes. É importante, aliás, usar alguma ferramenta de comunicação, como um rádio.

Também vale a pena ficar de olho nas condições climáticas, no mar e no vento. 

Outro cuidado necessário para reboque de barco no mar: o comprimento do cabo usado para puxar. Se ele for curto ou longo, diferenças cruciais surgirão na condução. Curto trará o barco rebocado para mais perto, o que facilita em termos de controle, mas pode aumentar a periculosidade em casos de colisão.

Longo demais prejudica o controle, mas traz maior segurança em termos de distância. 

Imagem de um reboque para barco rebocando uma lancha na estrada

Carretinha ou reboque para barco: há diferenças?

No mundo dos seguros e nas discussões sobre reboque para barco, podemos ouvir o termo “carretinha” no meio de uma conversa.

A carretinha é um termo sinônimo para reboque. Assim, não há grandes diferenças entre eles. É fundamental estar atento ao contexto para verificar se a conversa aborda reboque no mar ou não, mas o uso do termo “carretinha” não indica nada disso.

Quando falamos em reboques terrestres, é importante falar de reboque e semirreboque. Entre esses há uma diferença considerável.

O reboque tende a ser menor, com uma estrutura mais simples, portanto, mais dependente do carro rebocador. Pode ser mais flexível, por trazer um peso menor para o veículo de reboque em si.

O semirreboque é um pouco maior, com uma estrutura com até mais eixos. Podendo ser aberto ou fechado.

Um exemplo bom de semirreboque é uma cegonha, um veículo que transporta outros veículos na parte de trás. Também temos aqueles que levam produtos frios, com containers acoplados ao carro.

Reboque para barco: o que diz a legislação

Como falamos, a lei é bem estrita sobre reboque de barco, de modo a evitar acidentes e danos fatais.

Por isso, é importante, antes de começar, pensar na legislação e nas obrigações para apresentar conformidade e se manter em segurança.

Emplacamento

Um aspecto até curioso sobre os reboques ara barco é que os equipamentos usados devem ter sua própria placa, com uma documentação específica para registro. Isso determina uma forma de controle por parte dos órgãos superiores de fiscalização.

Leia também: como tirar uma habilitação náutica e uma habilitação para jet ski.

Distância permitida

É preciso analisar com todo cuidado a distância do veículo e o tipo do barco rebocado. Da mesma forma, observe com atenção a distância entre o reboque e o carro da frente e o de trás. É preciso ter consciência do tamanho da estrutura para evitar colisões e problemas sérios de choques.

Habilitação de reboque para barco

Para pesos de até 3.500 kg, a categoria B pode ser usada. De 3.500 a 6.000, é preciso a categoria C. De 6.000 para cima, categoria E.

Engates são permitidos por lei

Os engates são permitidos e podem ser usados para facilitar o encaixe entre o barco e o veículo.

Lanternas e iluminação de reboque para barco

É preciso ter no reboque iluminação da placa, luzes de freio, luzes de direção para trás, parachoques, etc. 

Pneus

Também vale citar a importância de ter um estepe, um pneu de socorro nos equipamentos de reboque. 

Legislação reboque para barco

Como escolher um reboque para barco?

Na hora de escolher um reboque para barco, pense no tamanho do seu barco e na condição de deslocamento. O ideal é encontrar um equipamento seguro e ideal para o seu tamanho. 

Conheça os modelos de lancha mais adequados para sua necessidade e seu conforto!

Conclusão

O reboque para barco é uma solução de contingência que deve ser gerenciada com cuidado, de acordo com o que dita a lei.

Assim, motoristas evitam erros fatais e conseguem se manter em segurança para transportar barcos por aí.

Como falamos, isso inclui uma série de fatores para transitar com barcos acoplados no mar ou em terra. Em qualquer situação, é sempre bom ter o apoio de um reboque. Conheça as nossas embarcações: NX 260 Evolution, NX 270 Challenger, NX 280 Xtreme, NX 290 Exclusive Edition, NX 340 Sport Coupe, NX 360 Sport Coupé, NX 370 HT, NX 260 Evolution, NX 50 Invictus, e NX 400HT.

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