ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21 de março de 2023

10 tipos de barcos: conheça os principais e fique expert no assunto

tipos de barcos

Você conhece os tipos de barcos que existem?

Para muitas pessoas, um barco é somente um veículo menor, movido a vela, que não é destinado a enfrentar águas mais profundas. Contudo, esse é um equívoco comum. Há vários modelos, muito diferentes.

Conhecer os tipos de barco é essencial para expandir sua visão e entender as diferenças entre os vários modelos.

É importante considerar que lanchas, iates pequenos, iates grandes e superiates também são barcos, mesmo que de um estilo diferente. São embarcações maiores, com propósitos mais específicos, mas podem ser classificadas dentro desse termo maior ainda.

Por isso, o assunto “tipos de barco” rende muita conversa!

Neste conteúdo completo, queremos abordar os principais tipos para te ajudar a elucidar esse conhecimento e servir de guia para a escolha do próximo que você vai adquirir. 

Acompanhe. 

Quais são os tipos de barcos?

Os tipos de barcos variam a depender de muitos fatores, como tamanho, tipo de combustível e local indicado para navegar.

O ideal é entender que cada embarcação possui certos limites, algo que deve ser levado a sério por navegantes para evitar acidentes e riscos à vida de quem está a bordo.

Como falamos na introdução deste conteúdo, os tipos de barco incluem até aqueles enormes, que parecem quase uma cidade em alto-mar. 

Algumas características são similares, mas outras podem diferir profundamente. 

Por isso, vale a pena discutir e conhecer as particularidades. Além do mais, esse é um assunto que pode cair na prova Arrais Amador!

10 principais tipos de barcos: nomes e características

Então, vamos logo ao que interessa: os 10 principais tipos de barco, suas características principais, semelhanças e diferenças com outros tipos. 

Falaremos também sobre os locais mais adequados para levar a embarcação e cuidados. 

1. Lancha

tipos de barco lancha

A lancha é um dos tipos de barcos mais comuns, geralmente associada com os carros, em comparação com o trânsito terrestre.

Existem vários tipos de lanchas, adequadas para cada tipo de navegação. Em geral, são embarcações de tamanho médio, pois incluem tanto lanchas pequenas (de 15 pés a 26 pés), como grandes estruturas marítimas (de 70 pés, por exemplo), que ainda não são chamadas de iates. Veja aqui uma lancha de 40 pés para ter noção das dimensões.

lanchas de 50 pés são consideradas grandes, mais espaçosas e recomendadas para quem quer levar mais pessoas à bordo confortavelmente. Conheça a NX 50 Invictus para saber mais sobre lanchas dessa categoria!

As lanchas podem ser cabinadas, de proa fechada, ou de proa aberta. As cabinadas, também conhecidas por ser lanchas de passeios mais longos, possuem um espaço interno com vários cômodos, uma estrutura interior de acomodação de pessoas, com quartos, banheiros, salas e muito mais, a depender do tamanho da lancha e da proposta. Um exemplo é a lancha NX 270. Confira esse o outros modelos de lancha com banheiro!

As de proa aberta não possuem estrutura interior, mas também trazem design e conforto na parte da superfície da lancha. 

Além disso, podem ter lanchas específicas para cada atividade, como as lanchas de pesca.

Uma diferença entre a lancha e iate é que as lanchas podem ser utilizadas em diferentes tipos de mares. As de proa aberta são mais ideais para trajetos mais simples, em menores distâncias. Ao passo que as cabinadas podem servir para viagens mais longas, visto que possuem dormitórios, por exemplo. Outra diferença estão nas regras para navegar uma lancha no mar.

Se você tem o sonho e reunir a galera para um festa na lancha, o ideal são os modelos maiores, para passeios mais longos.

Leia também: como tirar uma habilitação náutica e uma habilitação para jet ski.

2. Veleiro

Da lancha vamos para o veleiro, um tipo de barco muito simples, que geralmente é o que vem à mente das pessoas quando falam em barcos. 

É uma estrutura que funciona à vela e que depende, portanto, fortemente do controle sobre o vento, a maré e as condições climáticas.

Se uma lancha geralmente funciona com um ou mais motores, os veleiros dependem da administração da força do vento para se movimentar.

Por isso, vale a pena destacar: são embarcações para trajetos mais simples, rápidos. É preciso redobrar o cuidado e a checagem antes de entrar no mar, pois é mais suscetível a acidentes. 

tipos de barco: veleiro

3. Trawler

Chamamos de Trawler um tipo de barco que tenta ser mais simples, ao mesmo tempo em que promete trazer segurança e o máximo de conforto. É uma embarcação fechada, com maior segurança para viagens em águas mais profundas e até agitadas.

A ideia deles é não ser muito veloz, mas compensar em proteção e abrigo para pessoas que preferem um bom espaço de acomodação.

4. Navio

Navios são embarcações enormes com o intuito de transporte, geralmente. 

São grandes estruturas veiculares que trazem um grande peso para a água, e isso é justamente o que garante sua segurança e estabilidade.

Os navios podem transportar cargas e até pessoas. São usualmente formados por diversos andares.

5. Iate

Trata-se de uma lancha muito grande, com um grau ainda maior de excelência, conforto, design e segurança. 

São lanchas com mais de 50 pés, com estruturas cabinadas completas, que dispõem de quartos, salas, espaços para cozinhar, espaços de lazer e até mesmo quadras esportivas, etc. Saiba mais sobre lanchas com quarto e melhores modelos!

Os elementos adicionais dependem da proposta, do preço e do grau de luxo, mas a ideia é justamente oferecer uma embarcação luxuosa para clientes premium. 

Iates são tipos de barcos ideais para abrigar muitas pessoas em alto-mar por muitos dias. Fazer festas em iates assim é uma experiência mais que incrível.

Você sabe tudo sobre a Arrais Amador? Confira o nosso conteúdo! 

6. Pesqueiro

Trata-se de um tipo de barco modesto, voltado para a prática da pesca. Sua estabilidade não é das melhores, mas cumpre bem sua função de garantir o deslocamento e a movimentação do pescador por cima de águas mais simples, como rios e lagoas.

7. Bote

Um bote é um tipo de barco menorzinho, com a capacidade de se inflar pela presença de bolsas de ar. Isso garante muita estabilidade. Suas características também possibilitam maior velocidade. Pelo tamanho, é ideal navegar com cuidado em águas mais simples. 

Inclusive, confira nossas dicas de aplicativos para navegação!

8. Caiaque

Trata-se de uma embarcação usada com pás de remo, muito simples e pequena. É preciso ter cuidado e um conhecimento a mais para se remar corretamente, de acordo com as regras, técnicas e recomendações. 

9. Escuna

É uma embarcação um pouco maior, com mais velas e um mastro específico para ré. São barcos que podem ajudar no transporte de pessoas em curtos trajetos no mar. Possuem estruturas para fechar a embarcação e proteger de chuvas ou ventos fortes. 

10. Canoa

canoa

Outro barco que representa o modelo tradicional de barco que pensamos e imaginamos o tempo todo. É uma embarcação bem leve, pequena e simples, com extremidades pontiagudas. 

Pode ser movida a remo, vela ou motor. Pode ser ideal para pesca ou outras atividades de fins esportivo.


Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações e notícias náuticas super interessantes! 

Como escolher o melhor tipo de barco para comprar?

Vamos agora dissertar um pouco sobre o que é preciso levar em conta antes da escolha do barco.

Você já conhece os principais tipos de barco e já sabe suas características. Mas na hora de escolher, é preciso avaliar certos aspectos.

Acompanhe também quais os tipos de reboque mais recomendados para cada tipo de barco.

Tamanho do tipo de barco

Evidentemente, um dos principais fatores é o tamanho. O tamanho do barco vai determinar o grau de luxo, conforto, praticidade e segurança deles. 

Diferentemente dos carros, isso é muito simples de analisar em uma embarcação, pois há uma relação direta entre tamanho e segurança; tamanho e navegabilidade

Um barco menor é ideal para trajetos mais simples, como falamos; é menos seguro e menos estável. Barcos maiores oferecem maior comodidade, embora sejam mais difíceis de conduzir e de manter.

Valor do tipo de barco

A relação de tamanho e complexidade da estrutura do barco também determina o preço dele. Isso afeta diretamente o bolso do potencial comprador, por isso é um grande elemento a ser avaliado.

Barcos maiores tendem a ser mais caros e mais difíceis de manter ao longo do tempo. Nesse sentido, você pode compensar isso ao buscar uma opção no mercado de barcos usados, por exemplo. 

No caso de pegar um usado, é preciso redobrar a atenção para evitar problemas. A opção deve estar bem cuidada, com os componentes devidos. É preciso contar com uma avaliação de um especialista para confirmar a compra.

Combustível do motor ou tipo de alimentação

O barco é à vela? Motorizado? Conduzido com remo? Essa é uma boa pergunta a se fazer. 

Quando se precisa de um barco maior para chamar os amigos, fazer um churrasco a bordo e viajar por mais tempo, é bom ter uma lancha motorizada. Contudo, no caso de práticas de esportes ou pesca, uma vela ou um remo podem servir.

Lembrando ainda que cada tipo de barco possui um motor mais indicado. Há os motores de centro rabeta, de popa, hidrojato, e outros.

Manutenção 

Além do custo inicial, pense no custo de manter uma embarcação, com os devidos reparos que surgem. 

É importante fazer a manutenção corretiva sempre que surge algo, mas também cuidar preventivamente do barco, com atenção a detalhes, como checagem da qualidade do motor, etc. 

Finalidade do tipo de barco

Também vale destacar, para fechar nossa lista de considerações, a finalidade da embarcação. Como dissemos: o propósito determina onde você vai levar seu barco, quantas pessoas irão a bordo, o que será feito nele e mais.

Se você procura um barco para passar bastante tempo e quase morar, um iate é o ideal. Já se quer um barco para trajetos pontuais, com o máximo de conforto: lancha cabinada. Pesca? veleiro, lancha, pesqueiro ou canoa!

Além disso, é preciso considerar se para navegar o tipo de barco escolhido será preciso renovar o arrais, já que cada embarcação pede uma categoria de habilitação náutica.

Conheça os melhores modelos de lancha para suas experiências e aventuras no mar!

Conclusão

Neste conteúdo, vimos os tipos de barco e o que é preciso considerar antes de escolher o ideal.

Você entendeu como as embarcações diferem entre si e para quais finalidades elas são mais adequadas. Agora, pode tomar uma decisão melhor e mais embasada.

Se você procura por tipos de barcos que ofereçam conforto, design, comodidade, segurança e praticidade, além de uma excelência premium incomum para os tamanhos, a NX Boats tem vários modelos para você!

10 tipos de barcos: conheça os principais e fique expert no assunto

Um novo mundo está surgindo, e a NX Boats faz parte dessa mudança, estamos revolucionando o design, unindo conforto e modernidade tudo isso por que queremos proporcionar a melhor experiência para quem navega com uma NX.

VER OUTRAS NOTÍCIAS