ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 de fevereiro de 2023

Lancha pequena: modelos, vantagens e como escolher

Lancha pequena

Ter uma lancha pequena pode ser uma ótima ideia se você busca opções para navegar no mar, aproveitar as férias e ter momentos de entretenimento e lazer.

Na busca por um modelo ideal, você deve analisar o preço, a complexidade, os custos de manutenção e as responsabilidades. Nesse sentido, uma lancha pequena talvez seja o que você precisa!

A embarcação pequena não varia apenas no tamanho com relação a opções maiores. Temos mudanças estruturais, como o tipo de motor, a dirigibilidade, o conforto, e opções de recursos e funcionalidades. 

Por isso, é bom analisar se esse tipo de embarcação está adequado ao seu perfil.

Para saber mais, acompanhe este artigo. 

Qual o tamanho de uma lancha pequena?

Uma lancha pequena seria uma com o mínimo de requisitos e recursos para ser chamada de lancha. É um barco um pouco maior do que modelos de veleiros e outros tipos que são mais simples e ideais para atividades limitadas.

Quando falamos em tamanho de embarcações, precisamos falar de “pés”, e não de outras medidas. Uma lancha pequena seria uma de até 25 pés.

Quando elas passam de 40 pés, já entramos na seara dos iates pequenos.

Para entender em metros o que os “pés” significam, precisamos multiplicar a quantidade por 0,3038. No caso de 25 pés, temos uma lancha de 7,5 metros de comprimento. 

Evidentemente, uma lancha pequena representa algumas limitações no sentido de quantas pessoas podem carregar e capacidade do seu motor.

Se você acha a sua lancha pequena pode ser uma boa opção trocar de lancha por um modelo com deck ou cabine, lanchas a partir de 40 pés.

Vermos com mais detalhes tudo isso ao longo deste conteúdo.

tamanho da lancha pequena

Quais as principais diferenças entre uma lancha pequena e grande?

Vamos examinar melhor agora as diferenças entre lanchas de acordo com seu tamanho, pensando nos aspectos mais importantes. Acompanhe. 

Potência do motor de uma lancha pequena

Uma lancha menor tende a ter motores menos potentes e menos robustos. Sendo assim, é considerada uma lancha para passeios curtos.

Afinal, uma lancha pequena deve, naturalmente, ser construída para situações mais simples, em que não é necessário carregar tanto peso e forçar tanto o veículo no mar. Entenda como a diferença de motorização impacta o desempenho na navegação no conteúdo completo sobre modelos de motores para lancha.

lanchas pequenas significam menos requisitos para desempenho também. Ou seja, é possível ter uma performance mais simples mesmo.

Assim, o motor é menos potente, mais fácil de manter e mais econômico, com menor probabilidade de problemas associados. Não é necessário um motor mais potente, como a motorização de centro rabeta, por exemplo. O dono de uma lancha pequena pode fazer revisões mais frequentes e gastará menos para manter tudo em ordem. 

Confira também: qual o tipo de reboque para barco mais recomendado para uma lancha pequena

Diferenças entre lancha pequena e lancha grande

Dirigibilidade de uma lancha pequena

No mercado náutico, um tipo de barco maior às vezes representa maior complexidade de dirigibilidade, inclusive essa é uma das principais diferenças entre lanchas e iates. Contudo, é preciso ter cuidado com essa associação.

Há casos em que lanchas de 40 pés, lanchas de 50 pés, ou iates maiores possuem também mais recursos para facilitar deslocamento, curvas, mudanças de direção e muito mais. 

Ao passo que lanchas pequenas apresentam menor estrutura. A dirigibilidade é mais simples, mas também se limita a uma performance mais modesta mesmo. O ideal é que não seja exigido muito esforço dessa lancha, pois elas ficam mais vulneráveis também.

Lanchas maiores e mais pesadas tendem a ser mais estáveis em mares movimentados. Por isso, uma lancha pequena deve apenas se ater a pequenos rios e a distâncias menores. 


Está gostando do conteúdo? Acompanhe o nosso blog náutico para ficar por dentro de informações e notícias interessantes do mundo da navegação!

Conforto e lazer de uma lancha pequena

Geralmente, lanchas maiores proporcionam maior conforto e lazer, uma vez que possuem mais espaço para descanso, mais espaço para cômodos e camas, bem como locais onde se pode fazer funções que só são feitas em casa, por exemplo. Dependendo da ocasião é até mesmo possível organizar uma festa numa lancha pequena.

Por outro lado, uma lancha pequena apresenta menos conforto, pois é mais focada em abrigar menos pessoas e em oferecer um bom desempenho em águas mais simples, por curto períodos. Ainda assim, é possível conseguir bastante recursos hoje em dia, com lanchas premium que não passam dos 25 pés. 

Porém, vale destacar que o conforto está mais diretamente ligado a outras condições, como a presença de uma cabine ou não.

Geralmente, lanchas maiores possuem cabines maiores e robustas, porém pode haver situações em que uma lancha menor tenha uma estrutura interna satisfatória. 

Essa é a diferença entre lancha de proa aberta X lancha de proa fechada, algo que não depende somente do tamanho. Para analisar isso, é preciso, sobretudo, avaliar o seu perfil de viajante, verificar para onde você vai, por quanto tempo, etc. 

Leia também: Lancha com banheiro: melhores modelos da NX

Menos custos com seguro e manutenção

O tamanho de uma embarcação determina, sobretudo, os gastos que se terá depois com manutenção e até mesmo com seguro náutico.

Lanchas mais pesadas precisam de mais esforço para manutenção, pois têm mais peças e elementos mais robustos. Da mesma forma, representam gastos maiores em casos de incidentes, por isso, os seguros são mais caros.

Uma lancha pequena apresenta um risco menor associado, por isso, o seguro tende a ser mais barato e os custos contínuos para manter são menores também. 

A assistência técnica para lanchas pequenas também costuma ser mais fácil de encontrar, já que os modelos tendem a ter menos recursos que necessitam de manutenção ou que possam ocasionar complicações após algum tempo de uso.

Claro, não é só isso que determina o seguro. Temos que avaliar também os anos de uso, a capacidade restante do motor, bem como outros fatores. 

Leia também: como tirar uma habilitação náutica e uma habilitação para jet ski.

Custo para comprar uma lancha pequena

No caso de uma lancha usada, por exemplo, o preço de uma opção pequena é bem menor do que uma alternativa mais robusta e maior.

Afinal, se há menos pés, menos tecnologia e menos recursos, o valor de mercado necessariamente é reduzido, o que pode ser uma ótima notícia para quem busca entrar nesse mundo e adquirir o primeiro veículo náutico.

Confira as lanchas seminovas disponíveis na NX Boats.

Principais cuidados especiais que devem ser tomados em lanchas pequenas

Quando falamos em uma lancha pequena, é preciso redobrar alguns cuidados e prestar atenção nas limitações que o tamanho impõe. 

Bateria de uma lancha pequena

A bateria de um barco é geralmente bem mais robusta do que a de um carro, por exemplo. Ela demanda bastante energia para que uma lancha, mesmo pequena, seja capaz de sair do lugar e se movimentar, pois as condições de navegação são distintas e o peso é maior.

Por isso, é sempre importante se ater ao cuidado com a vida útil da bateria e com a capacidade para manter a sua embarcação pequena em dia e segura devidamente. 

Inclusive, confira nossas dicas de aplicativos para navegação!

Divisão de peso na lancha pequena

Outro aspecto que merece atenção é a divisão de peso no barco. No caso de uma embarcação menor, uma lancha de tamanho menor, é preciso compreender que há um limite fixo de pessoas para entrar e permanecer enquanto ela navega. 

Claro que nem sempre o tamanho indica relação estrita com a quantidade de pessoas, mas essa relação existe.

Como já foi falado, a lancha pequena tem menor estrutura para peso. O cuidado com isso garante maior segurança na hora de navegar no mar. 

Motor de popa

Também é necessário tomar todo cuidado com os motores de uma lancha pequena. Esse motor naturalmente não é tão potente, como já comentamos, mas requer manutenção e atenção constante de profissionais.

Desse modo, é viável manter a qualidade e bom desempenho, mesmo em passeios mais curtos e mais tranquilos. 

cuidados com lancha pequena

Onde comprar uma lancha pequena?

Na hora de pensar onde comprar uma lancha pequena, é sempre importante avaliar a excelência e a qualidade dos modelos oferecidos por cada empresa.

Analise bem se os modelos são premium, quais são seus pontos fortes e quais são os diferenciais de cada um. 

Na NX Boats, você tem um misto de excelência, tecnologia, inovação e conforto. Em vários tipos de lancha, dá para dispor de incríveis recursos que permitem viver experiências incríveis e únicas a bordo. 

As lanchas pequenas da NX Boats combinam design arrojado com espaços que são aconchegantes e seguros!

Confira também: Lanchas com quarto: navegue com máximo conforto!

Lancha pequena: melhores modelos

Um dos modelos que se destacam no mercado quando se fala em lanchas menores é a NX 260 Evolution. É uma embarcação mais simples, com menos espaço e sem cabine. Porém, compensa tudo isso com uma estrutura robusta, um acabamento incrível e um suporte para lidar com águas mais movimentadas. 

Comporta até 12 pessoas. 

Afinal, quantas pessoas cabem dentro de uma lancha pequena?

Essa é uma boa pergunta. Estima-se que uma lancha pequena de 19 pés pode comportar cerca de 6 pessoas. Uma menorzinha, de 16, pode abrigar 5 pessoas tranquilamente.

Então, é comum concluir que o número de pessoas não passa muito disso, visto que o tamanho máximo para uma lancha ser considerada pequena é 25 pés. 

Saiba onde escolher a lancha ideal para você e aproveite para curtir novas experiências no mar!

Conclusão

Uma lancha pequena ainda pode ser uma ótima opção para quem busca por embarcações para iniciar no mundo náutico. É preciso somente prestar atenção nas condições de uso, nas regras com relação à manutenção e no que vale a pena analisar para escolher.

Um bom estudo das diferenças com relação a modelos maiores já oferece os insights necessários para uma escolha consciente. Conheça as nossas embarcações: NX 260 Evolution, NX 270 Challenger, NX 280 Xtreme, NX 290 Exclusive Edition, NX 340 Sport Coupe, NX 360 Sport Coupé, NX 370 HT, NX 260 Evolution, NX 50 Invictus, NX 50 Incitus Fly e NX 400HT.

VER OUTRAS NOTÍCIAS