ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23 de fevereiro de 2023

Bandeiras náuticas: o que são, importância e como utilizá-las

Bandeiras náuticas

Assim como no trânsito terrestre, no mar a sinalização assume uma função muito importante e especial, de modo a eliminar as barreiras típicas de comunicação. Para garantir que todos falem a mesma língua, temos um conjunto de códigos visuais que ajudam a definir alertas: as bandeiras náuticas.

Elas se destacam também por serem fáceis de visualizar.

É importante entender o que são, conhecer a sua importância e identificar os tipos de acordo com as cores. Veremos tudo isso neste conteúdo.

Acompanhe. 

O que são bandeiras náuticas?

As bandeiras náuticas são sinalizadores que ajudam a enviar mensagens de um barco para outro no mar. É uma forma de confirmar uma notificação, um alerta, que comunica a outros a situação daquela embarcação ou solicita ajuda, por exemplo.

A finalidade varia bastante: pedido de comunicação, informação sobre mergulhadores, informações sobre quebras e pedido de ajuda, etc. As bandeiras são códigos com significados que precisam ser conhecidos por quem navega, a fim de entender os outros no mar.

Na codificação mundial padrão, cada código corresponde a uma letra do alfabeto, com um significado distinto, um formato e um conjunto de cores específico. É possível então associar o significado ao nome ou ao visual.

As bandeiras náuticas cumprem a mesma função que os elementos de sinalização no trânsito. O objetivo é indicar alguma coisa, de modo a evitar acidentes e a garantir a ajuda necessária. É uma forma de superar as limitações típicas da comunicação por voz.

Vamos trazer um exemplo. Digamos que ao navegar em uma lancha cabinada, você perceba um barco pedindo ajuda, por estar avariado. Seria muito difícil para aquele condutor gritar por sobre as águas, a depender da distância; além disso, existe a possibilidade de ser uma pessoa que se comunica em outro idioma.

Então, é necessário ter um idioma comum para estabelecer uma interface, um padrão de comunicação. As bandeiras cumprem essa função. Inclusive, é um assunto que pode cair na prova da Arrais Amador. Leia mais sobre a Arrais Amador aqui. Para quem já é habilitado, é importante estar atento para o prazo para renovar o arrais, pois dependendo do tempo que estiver vencida poderá ser necessário ter de fazer uma nova prova.

Nesse cenário, você já seria fluente sobre esses significados (principalmente depois de ler este conteúdo) e já entenderia rapidamente qual é a situação. 

Vamos citar algumas bandeiras, a fim de exemplificar e ilustrar o que estamos comentando.

  • Alfa (azul e branco): mergulhador na água;
  • Delta (azul e amarelo): manobras difíceis, sendo ideal que barcos se mantenham afastados;
  • Foxtrot (branco e vermelho): barco avariado;
  • Juliett (azul e branco): incêndio, vazamento de alguma carga mais sensível ou alguma situação de perigo;
  • Victor (vermelho e branco): pedido de ajuda;
  • Whiskey (vermelho, azul e branco): pedido de ajuda médica.

Ao longo deste conteúdo, falaremos mais sobre as categorias gerais, explicando o significado das cores. 

Saiba mais: como emitir o arrais digital

O que são bandeiras náuticas

Importância das bandeiras náuticas na navegação

Como falamos, a importância reside em ser um idioma comum, falado por todos. Sendo assim, a sinalização não prevê diferenças para lanchas, iates, ou outros tipos de barcos. A informação visual pode trafegar por maiores distâncias, visto que essas bandeiras chamam atenção de longe. 

Isso ajuda a demolir as barreiras interacionais e a tornar efetiva a transmissão das mensagens.

Sobretudo, a importância também está ligada com a precisão, com a eliminação de mal-entendidos sobre uma situação no mar. Com a bandeira, fica bem claro quando um barco está sofrendo com avarias ou quando tem um mergulhador ao redor.

Saiba mais dicas e regras para lanchas no mar.

As suspeitas de uma embarcação próxima se confirmam ao observar e entender o código utilizado. É uma confirmação precisa que elimina todas as dúvidas e inclusive é um assunto recorrente nas provas para tirar a carteira de habilitação náutica.

Está curtindo o conteúdo? Conheça o nosso blog náutico e continue acompanhando as principais novidades sobre o mundo da navegação!

Quais são as bandeiras náuticas: conheça

Vamos então falar sobre as bandeiras náuticas de acordo com as cores que aparecem. Explicaremos as diferenças e o que cada cor pode representar no mar. Por isso, é preciso o máximo de cuidado ao visualizar uma delas. 

Bandeira vermelha

A cor vermelha aparece em 13 bandeiras ao todo. Sempre indica alguma situação de perigo ou que requer uma atenção emergencial, como “pedido de ajuda”, “alguma avaria registrada” ou “homem ao mar”. 

Bandeira azul

Pode representar pedido para se afastar veementemente, indicação de carga perigosa ou informe sobre um navio que não pode se movimentar. É parte de 15 bandeiras ao todo. É preciso observar qual é a outra cor que surge com o azul e também seu formato.

Por exemplo, se você tiver azul e branco, pode significar: mergulhador próximo ou carga perigosa ou incêndio. 

Bandeira amarela

A cor amarela em uma bandeira pode indicar que existe alguém no mar, pedido de espaço para que a embarcação consiga manobrar e se movimentar, pedido de comunicação, solicitação de comandante, etc. Surge em 10 bandeiras. 

Existe inclusive uma bandeira toda amarela (quebec), que indica que a embarcação está em condições saudáveis e requer espaço ao redor para ter liberdade. 

Bandeira preta e branca

A bandeira branca está em quase todas, menos em 11 delas, podendo significar coisas muito distintas. É preciso, portanto, observar a combinação e o formato, como já enfatizamos. 

Já a bandeira preta surge em 3 bandeiras apenas: 

  • índia, que indica que a embarcação está rumando ao porto; 
  • lima, que pede uma parada imediata do barco que lê;
  • zulu, que solicita reboque.

Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima: como funciona?

Além do sistema das bandeiras, temos também um Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima. É um sistema de rádio e satélite, utilizado para diversos fins.

Transmite alertas de socorro entre navio e terra, mensagens sobre a localização dos barcos, comunicação de socorro entre barcos, bem como outros fins.

Quando utilizar as bandeiras náuticas?

Quando utilizar bandeiras náuticas

As bandeiras náuticas devem ser usadas sempre que houver necessidade de comunicação entre barcos. Em uma situação em que se percebe a presença de outra embarcação, o condutor pode fazer uso da bandeira certa para indicar alguma coisa ou transmitir uma mensagem, visando evitar problemas e pedir ajuda. Aprenda também em que situações deve-se fazer o balizamento náutico.

Em casos de acidentes ou danos inesperados em uma embarcação, é imprescindível usar a sinalização. No caso de mergulhadores, também. 

Conheça lanchas incríveis que combinam design, excelência e conforto e escolha a sua!

Conclusão

As bandeiras náuticas são elementos fundamentais para ajudar na sinalização no mar. Permitem que barcos e lanchas se comuniquem entre si, de modo a garantir maior organização e menos acidentes. Assim, evitam situações danosas e prejudiciais que só causam dores de cabeça.

É importante estar fluente nesses códigos para saber como usar, quando usar e entender quando ver isso no mar. Conheça as nossas embarcações: NX 260 Evolution, NX 50 Invictus, NX 50 Invictus Fly, NX 270 Challenger, NX 280 Xtreme, NX 290 Exclusive Edition, NX 340 Sport Coupe, NX 360 Sport Coupé, NX 370 HT, NX 260 Evolution e NX 400HT.

VER OUTRAS NOTÍCIAS