ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 de março de 2023

Habilitação para jet ski: tudo o que você precisa saber

habilitação para jet ski

A habilitação para jet ski é essencial para a prática com o veículo no mar.

É uma forma de garantir que a pessoa está habilitada e capacitada para conduzir a moto aquática, sem apresentar perigos a si mesmo, a outros veículos e a banhistas.

Ou seja, é uma forma de assegurar que há uma consciência sobre os perigos, as normas e tudo mais.

Por isso, assim como a habilitação para veículos terrestres, ela é obrigatória para quem usa jet skis no mar e sua falta pode render uma multa pesada (até 2 mil reais). O processo para tirar, porém, tende a ser mais simples para o caso de uma moto aquática, o que pode ser um atrativo.

O interessante é saber que a partir do combo habilitação para jet ski e carteira Arrais Amador, você pode adquirir outros tipos e avançar nas conduções de embarcações, lanchas e iates.

Assim, estará mais perto do sonho de navegar pelo mar aproveitando a tranquilidade do ambiente!

Quer saber mais e aprender sobre como tirar habilitação para jet ski? Então comece com um primeiro passo simples: ler este artigo completo!

Qual é a habilitação para jet ski?

A carteira de habilitação para jet ski é uma específica para motonautas, ou motos aquáticas, que é um outro nome para um jet ski.

É uma carteira similar à de Arrais Amador, o primeiro nível de capacitação para conduzir embarcações no mar, uma habilitação náutica que permite apenas navegar em águas abrigadas. Águas abrigadas, ou seja, rios, enseadas, baías, lagoas. Águas mais rasas e mais simples, próximas de algum tipo de abrigo.

A capacitação para motonautas permite ensinar como conduzir uma moto aquática, como fazer manobras, normais gerais sobre o assunto, primeiros socorros, boas práticas para evitar acidentes, bem como técnicas de preservação do meio ambiente.

Tudo isso é ensinado no curso teórico, que é obrigatório para ter a habilitação. 

Há muitas dúvidas sobre a carteira de motonauta e a carteira Arrais.

Desde 2012, no Brasil, é preciso ter uma carteira específica para jet skis, a motonauta, é ela a habilitação para jet ski.

Contudo, o que ocorre é que as pessoas geralmente aproveitam e tiram essa com a carteira Arrais amador, visto que o preço compensa na maioria das vezes. Assim você estará habilitado também para pilotar lanchas de qualquer tamanho, desde as lanchas menores de 20 pés até mesmo lanchas maiores de 40 pés.

As duas juntas acabam saindo por um preço muito próximo de uma delas separado. E você ainda pode fazer a prova teórica de Arrais Amador junto com a de motonauta!

Então, você sai preparado para pilotar seu jet ski e ainda pode navegar com um barco por aí — desde que em águas abrigadas, é claro.

Inclusive, confira nossas dicas de aplicativos para navegação e balizamento náutico que podem te auxiliar na hora de tirar a sua carteira para jet ski.

Além disso, a certificação de Arrais é essencial para tirar as outras e avançar nas habilitações até chegar ao Mestre Amador — que pode conduzir lanchas enormes, sejam lanchas cabinadas ou lanchas sem cabine, e sem limites de distância.

imagem de uma pessoa em um jetski ilustrando a necessidade de uma habilitação para jet ski

Como é uma carteira de habilitação de jet ski?

A carteira de motonauta em si traz informações pessoais sobre aquele condutor, algo muito similar à conhecida Carteira Nacional de Habilitação para veículos terrestres.

Apresenta nome, CPF, RG, data de emissão e de validade. A carteira é válida por 10 anos, segundo a legislação vigente. 

Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações e notícias náuticas super interessantes!

Requisitos para tirar habilitação de jet ski

Agora vamos falar sobre os principais requisitos para tirar habilitação de jet ski. Você entenderá o que é preciso considerar antes de buscar sua carteira para motonauta.

requisitos para carteira jet ski

Idade para tirar habilitação para jet ski

Primeiro, é preciso ter 18 anos para tirar a habilitação para jet ski. Isso é até óbvio para muitos casos, inclusive habilitação de outros tipos de veículos.

Afinal, 18 anos é a idade mínima para que uma pessoa seja considerada adulta, responsável pelos seus atos e devidamente pronta para responder por quaisquer situações inconvenientes.

Experiência necessária

A experiência necessária para tirar a habilitação para jet ski inclui conhecimento e habilidade na condução de motos aquáticas. Ou seja, é preciso ter algum tipo de proficiência com a prática, de modo a demonstrar segurança e provar que realmente o condutor não levará perigo. 

Para provar isso, o curso teórico serve. O condutor deve ter no mínimo 3 horas de curso e realizar um exame. Neste curso você aprenderá sobre como conduzir a embarcação em condições normais e até mesmo em condições adversas, como numa tempestade, além de normas sobre sinalização, como bandeiras de mergulho e placas marítimas.

Atestado médico

Também vale mencionar a importância de mostrar um atestado médico para tirar a habilitação para jet ski, um atestado que comprove que a pessoa não dispõe de limitações importantes físicas ou mentais (essas que poderiam afetar a prática e o uso do jet ski).

Caso não tenha, a pessoa pode apresentar uma CNH terrestre, que cumpre essa função. 

Saber nadar é necessário na habilitação para jet ski

Também é importante saber nadar para tirar a habilitação para jet ski. Isso é uma forma de assegurar que a pessoa estará preparada em situações difíceis e poderá se virar no mar. 

Comprovante de residência

Da mesma forma, é necessário ter um comprovante de residência para tirar a habilitação para jet ski, emitido dentro de um período de até 3 meses!

Como tirar habilitação de jet ski?

Nesta seção, vamos falar sobre os passos para tirar uma habilitação para jet ski. 

Cheque os requisitos

Olhe bem para a lista de requisitos e verifique se tudo está em dia. Ou seja, reúna todos os documentos para ter os elementos fundamentais antes de começar a verificar os outros passos.

Realize o curso de habilitação para jet ski

Procure uma escola náutica e se cadastre para realizar o curso. Nele, você terá a chance de aprender mais sobre técnicas e manobras, primeiros socorros, cuidados com o meio ambiente, as normas e leis e muito mais. 

A ideia das escolas é preparar completamente a pessoa para ser um condutor consciente.

Realizar o exame na marinha

Depois, é preciso fazer o exame teórico. Lembre-se: para obter a carteira de habilitação para jet ski, ou mesmo a carteira de arrais, não é preciso se submeter ao exame prático, como no caso da CNH para veículos terrestres.

Esperar a emissão e pegar a carteira de habilitação para jet ski

Estima-se que demora mais ou menos 30 dias para a emissão da carteira. É preciso aguardar o processo. 

Renovar a habilitação para jet ski a cada 10 anos

Depois de 10 anos, o habilitado precisa se atentar para a necessidade de exames e práticas para a renovação da carteira para motonautas

Quanto custa tirar habilitação de jet ski?

O preço é um fator interessante. Pesquisas demonstram que vale a pena tirar a carteira de motonauta com a de Arrais Amador, como já falamos. Isso porque o preço das duas fica mais ou menos de 900 a 1400 reais, como uma média (o valor varia a depender da escola).

Já o valor de cada uma delas pode chegar a 1100 reais. Ou seja, tirar as duas fica apenas um pouco mais caro do que tirar uma delas, o que justifica fazer logo o processo conjunto.

É um raciocínio que se assemelha aos carros e motos, quando as pessoas escolhem fazer a habilitação A e B ao mesmo tempo. 

Claro, vale frisar novamente: o preço depende muito da escola e da região. Vale uma pesquisa na sua região para verificar como encaixar esse custo no seu orçamento. 

Mais caro ainda pode ser uma multa por andar de jet ski sem habilitação. Ou simplesmente o custo envolvendo um acidente ou uma situação inesperada no mar, por conta da falta de experiência e de conhecimento dos condutores. Então, prefira não arriscar.

Leia também: Quanto custa um jet ski?

Regras da habilitação de jet ski

É preciso ficar atento a alguns fatores, mesmo quando você já tiver sua habilitação para jet ski em mãos.

regras habilitação jet ski

Equipamentos obrigatórios

Quando andar com sua moto aquática, não esqueça de ter a bordo os equipamentos fundamentais para a sua segurança. Podemos citar: colete de salva-vidas, extintor de incêndio e outros.

Velocidade

Cuide sempre da velocidade. Nunca exceda o limite recomendado, para seu bem e de quem estiver por perto. Em águas abrigadas, as regras de habilitação para jet ski indicam que o limite é de 55 km/h.

Documentação em dia

É sempre bom checar se a documentação está em dia e está a bordo. Isso inclui certificado de registro do veículo e Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Embarcações. 

Respeite regras e sinalizações

Fique atento a regras e sinalizações, o tipo de coisa que você estuda nos cursos teóricos da habilitação para jet ski e deve aprender para conduzir de forma segura.

Assim, você evita colisões e problemas com outras embarcações, pessoas e veículos no mar. Saberá se portar e entender o que está acontecendo.

Saber ler as luzes e entender o que significam as bandeiras náuticas, por exemplo, é uma boa e pode ajudar bastante. 

Conheça os nossos modelos de lanchas e escolha o ideal para você!

Conclusão

Como vimos, tirar a habilitação para jet ski é necessário para usar a moto aquática em águas abrigadas, em um limite de até 55 km/h.

É preciso tomar muito cuidado para evitar problemas e acidentes, portanto, o ideal é seguir as regras e normas.

Com as boas práticas, porém, qualquer pessoa está apta a conseguir pilotar um jet ski. Além disso, com a carteira Arrais Amador, ainda é possível navegar com lanchas também e tirar outras habilitações mais avançadas no futuro.

Habilitação para jet ski: tudo o que você precisa saber

Um novo mundo está surgindo, e a NX Boats faz parte dessa mudança, estamos revolucionando o design, unindo conforto e modernidade tudo isso por que queremos proporcionar a melhor experiência para quem navega com uma NX.

VER OUTRAS NOTÍCIAS